Tática de vender álbuns e singles associados a outros produtos, deixará de ser eficaz nas paradas de sucesso; Billboard promove mudanças
Para início de conversa, a principal mudança tem a ver com a venda casada que artistas fazem para inflar suas vendas e alcançar posições altas nas paradas de álbuns e singles. Para quem está por fora do assunto, é muito comum artistas lançarem versões físicas de seus álbuns e singles em pacotes, juntamente com a versão digital, por exemplo. Calma que o Drops Music, excplica. O fã compra o pacote, recebe imediatamente o link para download da cópia digital, mas só receberá o físico depois de semanas (CD, vinil, K7). Mas isso não funcionará mais.
Artistas como Justin Bieber e Ariana Grande, são exemplos do que estamos falando. Agora com as novas regras da Billboard, essa versão digital não contará para as paradas, porque entende-se que o consumidor, na verdade, quis adquirir o produto físico. Quando ele for enviado, então será contabilizado. Os nomes de Justin Bieber, Ariana Grande e 6ix9ine – todos nº1 na Hot 100 em 2020 usando essas práticas – são citados na matéria da Billboard.
“A prática de vender vinil, CDs ou outros lançamentos físicos que não serão fabricados e enviados aos consumidores por semanas ou meses – ao mesmo tempo em que oferece um download digital que pode ser resgatado instantaneamente – tornou-se difundida ultimamente, com artistas como Justin Bieber, Ariana Grande e 6ix9ine, que usaram a tática recentemente para melhorar suas posições nas paradas. As mudanças nas regras tornarão essa tática ineficaz”, explica a Billboard.
Mas você deve estar se perguntando: por que a Billboard está de fato, alterando essas regras? O intuito da empresa é que as paradas reflitam bem a decisão dos consumidores na hora da compra. A Billboard 200 e a Billboard Hot 100, por exemplo, não são, afinal, paradas de camisas e acessórios mais vendidos.
Sendo assim, para que um “pacote” de álbum/single + produto pontue para as paradas da Billboard, o preço de cada item deverá ser especificado e todos eles, deverão estar disponíveis para venda separadamente. Assim, a Billboard terá a real noção DO QUE o consumidor está de fato adquirindo: é o álbum ou o ingresso? É o single ou a camisa? Entendeu? Além disso, a venda deverá ser feita exclusivamente na loja dos artistas, sem envolvimento de terceiros. Vamos acompanhar as mudanças e os seus resultados.
Comentários
Postar um comentário
Olá! Muito obrigado pelo comentário! Espero que volte mais vezes, ok?